4 de setembro de 2008

A Verdadeira Educação

A educação é um grande desafio onde muitos envolvidos não percebem seu valor e acabam agindo de forma incoerente. Educar é muito mais que a simples transmissão de conhecimentos, exige dedicação, pesistencia, comprometimento e além de muitos outros mecanismos humano, exige Amor.
Acredita-se que tudo que é feito com e por amor possui um significado diferenciado. Isto aplica-se principalmente a educação, pois este é um assunto importantissimo e ao mesmo tempo delicado. Ser professor, como já dizia Rubem Alves, é uma profissão, mas ser EDUCADOR é algo que brota do coração, é vocação.
Fico entristecida por saber que nossa realidade nas escolas é um pouco diferente dessa filosofia, pois temos vendedoras que se passam por professoras entre outras situações que encontramos na educação.
E ainda mais que isso, é preocupante pensar que esse tipo de profissional está em sala de aula, colaborando na formação de individuos. Mas que tipo de trabalho está realizando?!?...
Um professor pode "matar" um educando. "Matar" é uma palavra muito pesada, mas para melhor entendermos o professor "mata" quando:
- ele poda a criatividade do educando;
- desvaloriza seu trabalho;
- o chama por denomições indevidas;
....entre tantas outras ações.
A partir de uma ação dessas, a criança fica traumatizada e carrega essa marca consigo em toda a sua vida. Dependendo da situação, ela deixa de lado algo que talvez fosse muito importante na sua formação, como por exemplo, falar em público.

Portanto, jamais faça algo que não seja do seu coração, por amor, pois você pode "matar" uma pessoa.
E para você que é educador, faça por amor e lembre-se sempre que você tem uma missão muito especial a cumprir. A educação é um desafio como já mencionei anteriormente, mas não tenha dúvidas de que é um desafio prazeroso. Ver o brilho no olhar dos pequenos e o sorriso de satisfação por ter conseguido realizar alguma atividade, por mais simples que seja, não tem preço.

Por Angella Maria

Nenhum comentário: